1 – Escolha uma das Autoridades Certificadoras – ACs da ICP-Brasil. Listamos as principais abaixo:



 AUTORIDADE CERTIFICADORA
(Clique no nome para acessar o site)
 PONTOS DE ATENDIMENTO
AC NOTARIAL (AC DOS NOTÁRIOS)
Clique Aqui
AC BR (AC DOS REGISTRADORES)
Clique Aqui
CERTISIGN
Clique Aqui
VALID
Clique Aqui
SERASA EXPERIAN
Clique Aqui
CAIXA ECONÔMICA
Clique Aqui
CORREIOS
Clique Aqui
SOLUTI
Clique Aqui




2 – Solicite no site da AC escolhida a emissão do certificado digital de pessoa física tipo A3. O primeiro acesso deverá ser realizado com um certificado em nome do titular do cartório.

Os tipos mais comercializados são:

A própria AC informará sobre os custos do certificado, as formas de pagamento, os equipamentos necessários e a documentação obrigatória para emissão. 


3 – Agende o dia e horário de comparecimento na Autoridade de Registro – AR (Posto de Atendimento): 


Para a emissão do certificado digital é necessário que o solicitante vá pessoalmente a um posto de atendimento da Autoridade Certificadora escolhida para validar os dados preenchidos na solicitação. Além de levar os documentos obrigatórios, o solicitante passará pelo processo de cadastramento biométrico, com a coleta da biografia facial (foto) e das digitais.

Esse processo é chamado de validação presencial e será agendado diretamente com a AR que instruirá o solicitante sobre todo o processo.


4 – Após a verificação de todos os documentos e confirmação da identidade do solicitante na AR, o certificado já estará pronto.


No caso do certificado tipo A3: O certificado é entregue em cartão com chip ou token (semelhante um pendrive) na própria AR.


Caso você tenha alguma dúvida ou dificuldade após a aquisição do certificado, entre em contato com sua Autoridade Certificadora – AC. Ela deve prestar todo suporte técnico para o correto uso e instalação do certificado digital.