O módulo “Requisição Judicial” (www.censec.org.br/cadastro), possibilita a solicitação de pesquisas de testamento para instruir inventários em que as partes não tenham condições de custeá-las e são beneficiárias da assistência judiciária gratuita e o mesmo foi criado exclusivamente para acesso ao Poder Judiciário (magistrado e respectivos servidores atuantes em Varas de família, sucessão e cível).


Para que o acesso seja realizado é necessário instalar o complemento de comunicação do sistema da Censec com os certificados digitais. A instalação deste componente no navegador, denominado applet , possibilitará o acesso à Censec e suas funcionalidades em todos os navegadores de internet. Acesse o manual de instalação ou em caso de dúvidas acesse a página de perguntas frequentes.


Lembrando que as partes não beneficiárias da gratuidade judicial, podem realizar a solicitação diretamente na página da Censec, mais precisamente no link www.buscatestamento.org.brsob o custo de R$ 64,84 em 2018.


É importante ressaltar que o acesso ao módulo de Requisição Judicial RCTO deve ser feito mediante uso de certificado digital nos padrões da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICPBrasil).


Em anexo, a Censec disponibilizou o manual de utilização do módulo Requisição Judicial RCTO e eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do telefone (11) 3122-6277 ou (11) 3122-6287 e por e-mail censec@notariado.org.br.