Seu pedido de pesquisa de testamento foi realizado com sucesso, mas está bloqueado em razão de pendência na atualização de informações de testamentos por algum dos motivos abaixo descritos. O prazo de recebimento está condicionado à regularização da pendência ou, facultativamente, poderá ser desbloqueado conforme explicado no item 4, a critério do requerente/solicitante.


Motivo 1 (Período de falecimento): Para óbitos recentes é necessário aguardar a atualização do sistema, pois no caso de pessoas falecidas na 1ª quinzena do mês, a comunicação dos testamentos pelos cartórios ocorre até o dia 30 do mesmo mês, falecimentos ocorridos na 2ª quinzena, a atualização ocorre até o dia 15 do mês seguinte. 


Motivo 2 (Unidade Federativa de falecimento): Esta pesquisa contempla os atos informados pelos tabeliães de notas de todos os estados do Brasil. Confira aqui a relação dos estados que disponibilizaram a totalidade das informações sobre testamentos públicos, cerrados e eventuais revogações.


Motivo 3 (Atualização por parte dos cartórios): Eventualmente podem ocorrer atrasos nas informações sobre a existência de testamento prestadas pelos cartórios, impendido a emissão da pesquisa.


4. PROCEDIMENTO PARA DESBLOQUEIO: Como alternativa às situações acima referidas (1,2,3) é possível solicitar a  expedição das informações sobre existência de testamento, mediante o aceite do termo de condições, no qual o interessado se declara ciente de que a informação pode estar incompleta, tendo em vista que eventualmente não incluirá um determinado período ou Unidade Federativa. Para aceitar o referido termo e emitir a certidão siga os passos abaixo:


  • a) Acesse o pedido on-line com seu CPF e senha;
  • b) Selecione o protocolo com status “bloqueado” e clique em visualizar;
  • c) Clique no ícone  [cadeado vermelho] para iniciar o desbloqueio do pedido;
  • d) Concorde com os termos de aceitação, preencha seu nome completo no campo correspondente e clique em avançar (ATENÇÃO: o nome a ser preenchido é do requerente e deve constar igual ao cadastro - observar acentuação, espaço, abreviações, etc.);
  • e) Seu pedido terá o status alterado para “em conferência”
  • f) Após o pagamento, o prazo de emissão é de até 2 dias úteis a contar da data de desbloqueio do pedido. Feito o procedimento acima descrito, aguarde mensagem automática do sistema acerca da emissão de seu protocolo para fazer download no portal.


Forma de recebimento: download no portal Censec.